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    O Livro dos Médiuns ou Guia dos médiuns e dos evocadores > Segunda parte — Das manifestações espíritas > Capítulo XXVII — Das contradições e das mistificações > Das contradições. > 302
302. À espera de que a 
unidade se faça, cada um julga ter consigo a verdade e sustenta que o 
verdadeiro é só o que ele sabe, ilusão que os Espíritos enganadores não 
se descuidam de entreter. Assim sendo, em que pode o homem imparcial e 
desinteressado basear-se, para formar juízo?
	
“Nenhuma nuvem obscurece a luz mais pura; o diamante sem mácula é o que tem mais valor; julgai, pois, os Espíritos pela pureza de seus ensinos. A unidade se fará do lado onde ao bem jamais se haja misturado o mal; desse lado é que os homens se ligarão, pela força mesma das coisas, porquanto considerarão que aí está a verdade. Notai, ao demais, que os princípios fundamentais são por toda parte os mesmos e têm que vos unir numa ideia comum: o amor de Deus e a prática do bem. Qualquer que seja, conseguintemente, o modo de progressão que se imagine para as almas, o objetivo final é um só e um só o meio de alcançá-lo: fazer o bem. Ora, não há duas maneiras de fazê-lo. Se dissidências capitais se levantam, quanto ao princípio mesmo da doutrina, de uma regra certa dispondes para as apreciar, esta: a melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão e a que mais elementos encerra para levar os homens ao bem. Essa, eu vo-lo afirmo, a que prevalecerá.”
“Nenhuma nuvem obscurece a luz mais pura; o diamante sem mácula é o que tem mais valor; julgai, pois, os Espíritos pela pureza de seus ensinos. A unidade se fará do lado onde ao bem jamais se haja misturado o mal; desse lado é que os homens se ligarão, pela força mesma das coisas, porquanto considerarão que aí está a verdade. Notai, ao demais, que os princípios fundamentais são por toda parte os mesmos e têm que vos unir numa ideia comum: o amor de Deus e a prática do bem. Qualquer que seja, conseguintemente, o modo de progressão que se imagine para as almas, o objetivo final é um só e um só o meio de alcançá-lo: fazer o bem. Ora, não há duas maneiras de fazê-lo. Se dissidências capitais se levantam, quanto ao princípio mesmo da doutrina, de uma regra certa dispondes para as apreciar, esta: a melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão e a que mais elementos encerra para levar os homens ao bem. Essa, eu vo-lo afirmo, a que prevalecerá.”
O Espírito de Verdade.
Nota.
 Das causas seguintes podem derivar as contradições que se notam nas 
comunicações espíritas: da ignorância de certos Espíritos; do embuste 
dos Espíritos inferiores que, por malícia ou maldade, dizem o contrário 
do que disse algures o Espírito cujo nome eles usurpam; da vontade do 
próprio Espírito, que fala segundo os tempos, os lugares e as pessoas, e
 que pode julgar conveniente não dizer tudo a toda gente; da 
insuficiência da linguagem humana, para exprimir as coisas do mundo 
incorpóreo; da insuficiência dos meios de comunicação, que nem sempre 
permitem ao Espírito expressar todo o seu pensamento; enfim, da 
interpretação que cada um pode dar a uma palavra ou a uma explicação, 
segundo suas ideias, seus preconceitos, ou o ponto de vista donde 
considere o assunto. Só o estudo, a observação, a experiência e a 
isenção de todo sentimento de amor-próprio podem ensinar a distinguir 
estes diversos matizes.