Primeira ordem: Espíritos puros.
Características gerais. — É nula a influência da matéria. Absoluta superioridade intelectual e moral em relação aos Espíritos de outras ordens.
Primeira classe. Espíritos puros.
Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo atingido a suprema perfeição a que é susceptível a criatura, não têm que passar por provas nem por expiações. Não mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, têm a vida eterna que se realiza no seio de Deus.
Desfrutam de uma felicidade inalterável, pois já não se acham sujeitos às necessidades nem às vicissitudes da vida material, mas tal felicidade não é uma ociosidade monótona passada numa contemplação perpétua. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudando-os a se aperfeiçoarem e designando-lhes missões. Assistir os homens em suas angústias, excitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os afastam da suprema felicidade, são-lhes agradáveis ocupações. Por vezes são designados sob o nome de anjos, arcanjos ou serafins.
Os homens podem entrar em comunicação com eles, mas muito presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens*.
* Esta classificação foi ligeiramente alterada por Allan Kardec, quando deu forma definitiva ao Livro dos Espíritos, como se pode ver da 2.ª edição francesa, Livro II, Cap. 1, n.º 101 a 113. Aí as classes são dez: Compõem a terceira ordem os Espíritos impuros, levianos, pseudossábios, neutros e batedores/ perturbadores; as outras ordens não sofreram modificações. (N. do T.)