Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1858

Allan Kardec

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O assassino Lemaire,

Condenado à pena máxima pelo Tribunal do Aisne*, foi executado a 31 de dezembro de 1857, evocado a 28 de janeiro de 1858.


* Tribunal de juízes superiores do Departamento do Aisne, no Norte da França.


1. Peço a Deus Todo Poderoso permitir que o assassino Lemaire, executado a 31 de dezembro de 1857, venha até nós.

— Eis-me aqui.

2. Como pudeste tão prontamente atender ao nosso apelo?

— Raquel o disse*.


* A srta. Raquel, evocada alguns dias antes, pela mesma médium, apresentou-se instantaneamente. A respeito deste assunto, foram-lhe feitas as seguintes perguntas:

— Como é que veio tão prontamente, no mesmo instante em que foi evocada? Dir-se-ia que já estava pronta.

— Quando Ermance (a médium) nos chama, vimos imediatamente.

— Você tem, pois, muita simpatia pela senhorita Ermance?

— Há um laço entre ela e nós. Ela vinha a nós. Nós vimos a ela.

— Não há, entretanto, semelhança no caráter de ambas. Como há simpatia?

— Jamais ela deixou inteiramente o mundo dos Espíritos.


3. Que sentimento experimentas em nossa presença?

— De vergonha.

4. Como é que uma jovem, mansa como um cordeiro, pode servir de intermediária a um ser sanguinário como tu?

— Deus o permite.

5. Conservaste toda a tua lucidez até o último instante?

— Sim.

6. Imediatamente após a tua execução, tiveste consciência de tua nova existência?

— Eu estava mergulhado numa perturbação imensa, da qual ainda não saí. Senti uma grande dor; parece que meu coração a sentiu. Vi qualquer coisa rolar ao pé do cadafalso. Vi o sangue correr e minha dor tornou-se mais pungente.

7. Era uma dor puramente física, semelhante à causada por uma ferida grave, como, por exemplo, a amputação de um membro?

— Não. Imagina um remorso, uma grande dor moral.

8. Quando começaste a sentir essa dor?

— Desde que fiquei livre.

9. A dor física causada pelo suplício foi sentida pelo corpo ou pelo Espírito?

— A dor moral estava em meu Espírito. O corpo sentiu a dor física, mas, separado, o Espírito ainda a ressentia.

10. Viste teu corpo mutilado?

— Vi qualquer coisa informe, que aparentemente eu havia deixado, entretanto sentia-me inteiro. Eu era eu mesmo.

11. Que impressão te causou essa visão?

— Eu sentia demais a minha dor. Estava dominado por ela.

12. É verdade que o corpo vive ainda alguns instantes após a decapitação e que o supliciado tem consciência de suas ideias?

— O Espírito retira-se pouco a pouco. Quanto mais o apertam os laços da matéria, mais demorada é a separação.

13. Quanto tempo dura?

— Mais ou menos. (Ver a resposta anterior.)

14. Diz-se que tem sido notada, no rosto de certos supliciados, uma expressão de cólera, além de movimentos, como se ele quisesse falar. É o efeito de uma contração nervosa ou nisto participa a vontade?

— A vontade, porque o Espírito ainda não se havia retirado.

15. Qual o primeiro sentimento que experimentaste ao entrar na nova existência?

— Um sofrimento intolerável. Uma espécie de remorso pungente, cuja causa ignorava.

16. Tu te encontraste com os teus cúmplices que foram executados ao mesmo tempo?

— Por infelicidade nossa. Vermo-nos é um suplício contínuo. Cada um condena o crime do outro.

17. Encontras as tuas vítimas?

— Eu as vejo… São felizes… Seu olhar me persegue, e eu o sinto penetrar até o fundo do meu ser… Em vão procuro fugir.

18. Que sentimento experimentas à sua vista?

— Vergonha e remorso. Eu as elevei com minhas próprias mãos e ainda as odeio.

19. Que sentimento elas experimentam quando te veem?

— De piedade!

20. Elas têm ódio e desejo de vingança?

— Não. Suas preces atraem para mim a expiação. Não podeis avaliar que horrível suplício é tudo dever àquele a quem se odeia.

21. Lamentas a vida terrena?

— Só lamento os meus crimes. Se o fato ainda dependesse de mim, eu não mais sucumbiria.

22. Como foste conduzido à vida criminosa que levaste?

— Escuta! Eu me julgava forte; escolhi uma rude prova e cedi às tentações do mal.

23. A tendência para o crime estava em tua natureza ou foste arrastado pelo meio em que viveste?

— A tendência para o crime estava em minha natureza, porque eu era um Espírito inferior. Quis elevar-me rapidamente, mas pedi mais do que comportavam as minhas forças.

24. Se tivesses recebido bons princípios de educação, poderias desviar-te da vida do crime?

— Sim, mas eu escolhi a posição em que nasci.

25. Terias podido agir como um homem de bem?

— Como um homem fraco, tanto incapaz para o bem quanto para o mal. Eu poderia impedir, durante a minha existência, o avanço do mal que estava em minha natureza, mas não poderia elevar-me a ponto de praticar o bem.

26. Quando vivo, acreditavas em Deus?

— Não.

27. Diz-se que te arrependeste no momento de morrer. É verdade?

— Acreditei num Deus vingador5 e temi a sua justiça.

28. Agora é mais sincero o teu arrependimento?

— Ah! Vejo aquilo que fiz!

29. Que pensas agora de Deus?

— Eu o sinto e não o compreendo.

30. Achas justo o castigo que te foi infligido na Terra?

— Sim.

31. Esperas obter o perdão de teus crimes?

— Não sei.

32. Como pensas resgatar os crimes?

— Por novas provas, mas me parece que a Eternidade está entre mim e elas.

33. Como poderás expiar numa nova existência as faltas anteriores, se não te lembrares delas?

— Terei a sua intuição.

34. Essas provas serão cumpridas na Terra ou em outro mundo?

— Não sei.

35. Onde te achas agora?

— Em meu sofrimento.

36. Pergunto em que lugar te achas agora. . .

— Perto de Ermance.

37. Estás reencarnado ou errante?

— Errante. Se estivesse reencarnado teria esperança. Já disse: parece-me que a Eternidade está entre mim e a expiação.

38. Considerando-se que estás aqui, se te pudéssemos ver, com que aparência te apresentarias?

— Sob minha forma corporal, com a cabeça separada do tronco.

39. Podes aparecer-nos?

— Não. Deixai-me!

40. Podes dizer-nos como te evadiste da prisão de Montdidier?

— Não sei mais… Meu sofrimento é tão grande que só me resta a lembrança do crime… Deixai-me!

41. Poderíamos dar algum alívio aos teus sofrimentos?

— Fazei votos para que chegue a expiação.

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